Posts

Sexta-feira, 05 de Novembro de 2010

Pergunta de Investigação:

As formas da representação do corpo activo como expressão comunicacional e artística na criação cinematográfica intervêm valorativamente na filmografia portuguesa?
Esta intervenção tem expressão no conjunto das longas-metragens de ficção portuguesas do séc.XXI?

Índice provisório do Enquadramento Teórico

Resumo
Abstract
Palavras-Chave
Agradecimentos
Conteúdo
Lista de Figuras
Lista de Tabelas
Abreviaturas

1.    Introdução
1.1.    Motivação
1.2.    1.2.Objectivos
1.3.    1.3.Estrutura da dissertação

2.    A imagem real no cinema
2.1.    O que é um filme?
2.2.    O que se entende por linguagem corporal
2.3.    O corpo e a narrativa fílmica
2.4.    Como emerge o corpo numa condensação de significados?
2.5.    A importância da imagem

3.    O corpo, processador de comunicação na cena cinematográfica
3.1.    O corpo como objecto coreográfico

4.    As formas de representação do corpo nas longas-metragens em Portugal
4.1.    A expressão comunicacional e artística
4.2.    A fisicalidade no cinema em Portugal e as formas de actuação no espaço-imagem
4.3.    A importância do corpo na construção de uma personagem
4.4.    O corpo activo e o corpo inactivo

5.    Análise e interpretação estatística dos filmes analisados

6.    Análise metodológica
6.1.    Análise e interpretação das entrevistas realizadas

7.    Conclusões
7.1. Discussão e análise crítica
7.2. Perspectivas futuras


Bibliografia

Anexos